Sobre a FEEP - Federação Equestre do Estado do Pará



Apresentação

A Federação Equestre do Estado do Pará para nós que vivemos no norte do Brasil, significa verdadeiramente “um pouco de poesia na luta do dia a dia, da flor que não se arranca, nas árvores mansas deixadas em paz”. O Hipismo pode ser compreendido como arte, atividade de lazer ou esporte, surgiu no século XIX, inspirado no hábito dos ingleses, que caçavam raposas.
É um esporte que exige dons e qualidades do cavaleiro/amazona como nenhum outro, pois além de possuir aptidões físicas, como força, destreza e resistência, há necessidade também de habilidades intelectuais, capacidade de decisão e paciência. O hipismo melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a postura, a resistência aeróbica, regula a pressão arterial, proporciona também benefícios psicológicos como: rapidez dos reflexos, o desenvolvimento da percepção de si próprio, melhora a autoconfiança, o processo de aprendizagem escolar e a sociabilização já que homens e mulheres disputam em igualdade uma mesma competição.

Das oito modalidades reconhecidas como esportes equestres, para a Federação Equestre Internacional, apenas quatro delas são olímpicas: saltos, adestramento, CCE (concurso completo de equitação), driving e especial a “paraolímpica”. As demais modalidades existentes se diferem para a Confederação Brasileira de Hipismo como: rédeas, volteio, enduro e prova do tambor.

A FEEP tem como objetivo primário, coordenar e organizar todos os aspectos relativos à prática e gestão dos esportes equestres no território paraense com absoluto respeito à natureza.

cavalo.jpg